Translate

sexta-feira, 10 de março de 2017

Diário 16: Minha primeira semana na faculdade

Simplesmente maravilhosa. Eu não estava me sentindo muito interessada em ir a faculdade, e acho que isso me ajudou a não quebrar expectativas.Pelo contrário, estou bem satisfeita com tudo o que aconteceu até agora. Apesar das pessoas maravilhosas, dos professores super engraçados e do fato de que vou poder ler muito, já estou um pouco receosa quanto a quantidade de afazeres que o curso de licenciatura em letras irá me propor. Vou dividir esse post em 10 partes para comentar uma a uma, ok? Assim fica mais organizado e se você estiver interessado em algum assunto específico, basta pesquisar no Ctrl + F e não precisa ler o que não quer. 👇👀

1) A minha primeira impressão a respeito dos veteranos

Bom, vamos por parte, né? Primeiro que, de início, não achei nenhum muito diferentão, como dizem, a cara de humanas. Na minha em específico mesmo, são pessoas completamente comuns. No início eu fiquei meio sozinha, mas depois de aproximadamente meia hora já fiz amizade com umas meninas do quinto período. Foram bastante simpáticas e receptivas, já comecei a gostar aí. Principalmente porque uma tinha o cabelo colorido e outra um side cut, que eu acho muito maneiro por sinal. Além delas, tiveram umas meninas que eu reparei que pareciam ser bem patricinha, assim. Talvez um pouco enjoadas, que não me chamaram muito a atenção. Mas não vou dizer mais,porque ainda não falei com elas e eu não tenho uma bola de cristal para adivinhar como elas são.

2) O trote

Não teve, e nem vai ter. Em nome de Deus, amém. Gente, sério! Eu já sair do Ensino médio já não querendo mais ouvir essa palavra na minha vida. O povo da minha classe falava o tempo todo em trote, por que essa paixão pelo trote? Alguém me explica, por favor? 

Sinceramente, nunca quis passar por isso..

3) A recepção dos calouros 

Fora feitas pelos veteranos. MUITO MELHOR DO QUE O TROTE! Eu fiquei maravilhada, na moral. Porque, ao invés do trote, eles organizaram uma recepção para a gente. Até enfeitaram o auditório. Levaram os professores de dança e de música para que os conhecêssemos. A professora de dança nos apresentou a dança terapêutica e mostrou pra gente que algo muito e simplesmente foda,
pois faz muito sentido.
Através da dança ela nos mostrou como nós temos a mente fechada, independente das nossas ideias. O quanto ainda temos vergonha do corpo, o quanto ainda temos de "não me toque" e mostrou o quanto é maravilhoso e relaxante olhar para o outro. Quero dizer, aposto que você já conversou ou conversa com alguém olhando para o celular. Não faça isso, sério. O contato, o olho no olho, o se importar com o outro é muito importante. Ás vezes você está tão entretido com o celular que nem percebe que seu amigo não está bem e você está ali, mas ao mesmo tempo não está.  Já parou para pensar nisso? É como se deixasse seu amigo triste ali sozinho, sem consolo, sem um ombro amigo. E isso é muito triste. 
Nós precisamos nos abir mais para o outro. Não ter vergonha do seu próprio corpo, de tocá-lo. E nem ter vergonhados que os outros possam pensar de ti, ou de te tocar. Até porque, mais do que transparecer mais confiança, você vai trocar energias com quem está ali no momento contigo. Ah, tenho muito para dizer, mas este nem é o foco do post, então vou deixar para um próximo post!

4) A cantina

tem o mesmo preço da escola. Para tu ver, até nisso a escola nos deixou bem preparados!!! Quem seríamos nós agora se a escola já não nos tivesse ensinado que a vida é feita de lanches caros e ruins??

Preciso de uma dessa pra levar meu "lanchinho"


5) Os professores

São muito bons. Tem uns que são mais tranquilos, outros animados, outros mais rígidos; mas todos têm um excelente humor e isso me motiva mais ainda a estudar. Afinal, foi graças ao jeito elegante de uma professora minha do Ensino Médio que eu decidi me graduar em Letras. Todos demonstram ser bastante inteligentes, e apesar dos conteúdos parecerem complicados, eles explicam muito bem. E isso é muito bom. Ah, sim!!! Eu estou fazendo Letras - Espanhol, então se tu pensas em fazer também não se preocupe que não necessariamente o professor irá chegar e dar a aula inteira falando a língua. Entretanto, alguns professores podem vir  a fazer isso; Então, se tu não tens fluência na língua, é bom que, de repente, comece a ouvir músicas em espanhol, ou ler, ver novelas, ou fazer cursinhos de espanhol que as próprias faculdades oferecem. 

6) A minha turma 

ESQUECE TUDO O QUE VOCÊ VIU NA ESCOLA TODOS ESSES ANOS, PORQUE NÃO EXISTE NADA DISSO NA FACULDADE. Não tem bullying, não tem julgamentos, não tem panelinha, não tem idades, não tem grosseria, não tem nadaaaa que você precise se preocupar. Tem gente de tudo quanto é lugar, na moral. Tem gente de 17 anos (eu, no caso a mais nova) até os quarenta e varada e todo mundo se dá super bem. E eu estou amando isso, porque é como se o mundo fosse perfeito e todos se dessem bem e se respeitassem. A gente precisa muito levar essa política de boa convivência para o mundo, para a vida. 

7) O conteúdo em si do curso

Putz... assim, que curte ler muito vai gostar. Mas é ler muito mesmo. Porque na primeira aula você já têm que ler vários livros para as próximas aulas. então, te prepara porque é só Deus na causa e muito tempo lendo.

É assim que você vai sair da biblioteca da sua faculdade.
#FicaADica
8) Se é bom fazer letras

Por enquanto está sendo maravilhoso. A infraestrutura ajuda, o humor dos professores ajuda, a receptividade dos veteranos ajuda. Tudo ajuda lá, então é assim... Força de vontade e mais vontade, porque né...

9) Se já passei alguma vergonha

HAHAHAHA eu nem sei o que é passar vergonha, porque para mim já é algo bem natural. Passar vergonha é uma condição para eu ser EU. Então eu nem sei mais quando to passando ou não. eu sei que as pessoas a minha volta estão sempre rindo e eu amo isso. 💓💓💓

10) Regras 

Muitas mesmo. A faculdade federam tem muitas regras, porque têm que ser tudo repassado para o MEC. Então, assim, quando as aulas começam já tem tudo organizado a respeito de conteúdo em
Não vá pensando que qualquer faculdade é assim.
cada aula etc e tal. Prazos. A faculdade federal se resume a prazos. Tudo tem prazo,tudo mesmo. Então se você tem a memória fraca, é bom que arranje uma agenda como eu para anotar as coisas e não esquecer de nadas! Importantíssimo!
Ah, já ia me esquecendo. Você pode vestir o que quiser SÓ NÃO PODE IR PELADO, até onde sei. E eu me sinto muito livre não sendo obrigada a usar uma calça jeans que não me permite cruzar as pernas e um tênis que não me deixa mexer os dedos dos pés ou tocar no chão frio. Ah, sim, outra coisa: Na faculdade também não pode mexer no celular na sala de aula. É lei. Cuidado para não passar vergonha.



Esse post foi tão chato que estou me sentindo mal, mas acho que possa ter ficado bom para alguém que esteja interessado nesses assuntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário